Postado: 24/10/2014

Alunos e professores da ETEC visitam a Expointer

A Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários - EXPOINTER é uma feira anual promovida pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado do Rio Grande do Sul - SEAPA, que no ano de 2014 terá como co-promotores a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - FARSUL, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura – FETAG, o Sindicato das Indústrias de Maquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul – SIMERS, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS, a Prefeitura Municipal de Esteio e a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Raça - FEBRAC sendo a mesma realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil - PEEAB, localizado no município de Esteio, Estado do Rio Grande do Sul.

A exposição ocorre sempre no final do mês de agosto e no início de setembro, abrangendo dois fins de semana, que são os períodos em que recebe mais visitantes. É considerada a maior feira de exposição de animais da América Latina A primeira edição ocorreu em 24 de fevereiro de 1901, em Porto Alegre. Em 1970 a Expointer é transferida de Porto Alegre para Esteio e em 2004 a feira recebeu um público recorde de 720 mil pessoas.

Alunos e professores estiveram presentes na 37ª Expointer, nos dias 02 e 03 de setembro de 2014. Durante a vista, acompanharam seminários e palestras das entidades promotoras do evento bem como de expositores e pareceiros; poderam observar as diversas raças e  o maquinárioem exposição e degiustram produtos agroindustrializados pela agricultura familiar.

No dia 03 de setemrbo os professores Antonio Maia, Jail Ramos Nei e Fernando Hax, juntamente com Maria Gisane Campos Diretora do Departamento Pedagógico e Josiana Bacelo, Assessora da Educação Profissional da 5ªCRE participaram do encontro de formação do Grupo de Trabalho da Transição Agroecológica, organizado pelo Núcleo de Políticas e Ações da Educação Profissional e Tecnológica (NEP), do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (DP/Seduc). A organização dos trabalhos fico a cargo do professor Fritz Rolof.