Postado: 12/09/2016

Feira de Ciências da ETEC 2016

Dia 10 de setembro de 2016 foi realizada a Feira de Ciências da ETEC 2016, que teve como tema "Mudanças Climáticas". Esta feira interna foi organizada pelos professores da área de Ciências da Natureza e alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio Politécnico e Integrado da escola.

Para avaliação da feira foram convidadas profissionais que atuam na área e que não possuem vinculo com a ETEC a fim de tornar mais imparcial a avaliação. A escolha das juradas levou em consideração formação, experiência com feiras de ciência e possibilidade de participação. Aceitaram o convite as seguintes profissionais da área: Simone Nunes Schulz, Andreia Moreira, Ana Paula Voigt..

Diversos trabalhos foram apresentados, demonstrando a importância da área da Ciências da Natureza para a formação do aluno enquanto cidadão. A proposta dos temas foi realizados pelos professores da área com a perspectiva do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), que trabalha a Educação Ambiental de forma transversal, ao analisar os impactos tecnológicos na sociedade e no ambiente.

A CTSA incorpora a ideia que as ações humanas na sociedade são resultados do desenvolvimento científico e tecnológico e que se faz necessário um posicionamento por parte de todos os cidadãos, através de uma postura ética e humanista. Nesta perspectiva a formação do sujeito deve considerar essencial ações sociais, culturais e educacionais que resultem na apropriação do conhecimento científico e tecnológico, visando o desenvolvimento social individual e coletivo.

Todos os trabalhos apresentaram reflexões sociomabientais das mudanças climáticas orientados a partir da realiade. Os segundos anos trouxeram os efeitos a nível regional e os terceiros anos analisaram localmente. Os seguintes trabalhos foram apresentados:

• Alterações climáticas e sua influência na cultura do trigo - Lucas Cervi e Vitória (2º Integrado);
  • Surgimento de Novos Insetos - Borrachudo - Fernando, Lucas Müller, Lucas Mateus e Vinícius (2º Integrado);
  • Efeitos das Mudanças Climáticas na região norte "maquete" - Natáli, Klismara, Vitória e Keroline (2ªA);
  • Efeitos das mundanças climáticas sobre o meio ambiente da região oeste - Luís Artur (2ºB);
  • Impactos no solo do uso de agrotóxicos e mecanização na agricultura familiar do 4º distrito - Cheiner, Morgana, Andrine, Cícero Formentin, Paula e Samara (3ºA);
  • Abelhas no 3º Distrito de Canguçu - Andrine, Carina, Eduarda, Helena, Janaína, Mariana, Matheus, Pâmela e Sabrina (3ºB);
  • Efeitos do agrotóxico na saúde - Manoela (3ºD).

Conquistarou o 1º lugar na categoria 2º ano o projeto "Surgimento de Novos Insetos - Borrachudo" (2º Integrado) e na categoria 3º ano os projetos "Impactos no solo do uso de agrotóxicos e mecanização na agricultura familiar do 4º distrito" (3ºA) e "Efeitos do agrotóxico na saúde" (3ºD).

Os segundo lugar foram, respectivamente, projeto "Alterações climáticas e sua influência na cultura do trigo" (2º Integrado) e "Abelhas no 3º Distrito de Canguçu" (3ºB).

O terceiro lugar foi conquistado pelo projeto "Efeitos das mundanças climáticas sobre o meio ambiente da região oeste" (2ºB),

Abaixo algumas fotos do evento.

Fonte: Ana Paula Voigt