Postado: 11/08/2015

ETEC na MEP 2015

Os alunos e professores do Curso Técnico em Agricultura participaram, nos dias 5, 6 e 7 de agosto de 2015, da 12ª Mostra da Educação Profissional MEP, realizada em Pelotas, no Ginásio do SESI. Este evento regional compõe o 5º Núcleo, e reúne a 5ª CRE, 13ª CRE, 18ª CRE e 19ª CRE. Participaram os seguintes projetos, todos do Eixo Recursos Naturais:

1) Incrustação em Resina de Insetos de Interesse Agrícola: Este projeto realizado pelos alunos Karina Braga, Leticia Seefeldt e Ubiratão Ferreira, sob orientação do prof. Fernando Hax demonstra a viabilidade de preservação de insetos de interesse agrícola através do uso de resinas.

2) Avaliação de forrageiras de inverno adaptadas á Canguçu RS: Desenvolvido por Carlos Miguel Larroque e Ezequiel Pasa e orientado pelo prof. Edimilson Martins da Rosa e prof. Sandro Madruga demonstra a viabilidade técnica da utilização de diferentes espécies forrageiras para as condições edafoclimáticas de Canguçu.

3) Coleta de Microorganismos Eficientes Utilizando Diferentes Métodos de Captura: Este trabalho analisa a captura de microorganismos eficientes, essenciais para o desenvolvimento do preparado agroecológico Bokashi, utilizando diferentes tipos de arroz como meio de cultura, assim como difentes locais de captura. Foi desenvolvido por Camila Neitzke e por Vitor Dal Molin, sob orientação do prof. Fernando Hax.

4) ILPF – Projeto de Implantação do Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em uma Propriedade Rural: Daniele Mallue, Leticia Volz e Lizandra Borchardt apresentaram a viabilidade técnica da implantação do ILPF, que integra diferentes culturas e criações de forma sustentável e economicamente viável, adaptados as condições das propriedades rurais de Canguçu, através da orientação do prof. Sandro Madruga e do prof. Fernando Hax.

5) Ampliação e Melhoramento de um Brete para Tratamento e Manejo Específico para Ovinos Puro de Origem: Sob orientação dos prof. Sandro Madruga e Edimilson Martins da Rosa, os alunos Chuane Barros e Jaderson Roschildt desenvolveram instalações adaptadas as condições da região de Canguçu para o manejo de ovinos.

6) Sistema de Criação de Suínos Ao Ar Livre (SISCAL): James Roschildt, sob a orientação de Fernando Hax estudaram o caso da experiência do Projeto de Suinocultura da ETEC, mantido pelo prof. Jail Darlan Ramos Nei e alunos monitores, que adaptaram a criação suínos na ETEC para este sistema. Este projeto foi escolhido como 1º Lugar no Eixo Recursos Naturais e se qualificou para participarda 9ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep) a ser realizada em Porto Alegre em setembro de 2015.

Mais detalhes sobre os vencedores da 12ª MEP podem ser obtidos no site oficial da 5ªCRE, através do link: http://05crepelotasrs.blogspot.com.br/2015/08/vencedores-da-12-mep.html

Figura 1: Alunos e Professores da ETEC na 12ª MEP.

Figura 2: Jaime Roschildt que participou com o projeto "Sistema de Criação de Suínos Ao Ar Livre (SISCAL)", vencedor do eixo Recursos Naturais na 12ª MEP.

Figura 3: Letícia Seefeldt e Karina Braga que participaram com o projeto "Incrustação em Resina de Insetos de Interesse Agrícola".

Figura 4: Camila Neitzke no apresentando o projeto "Coleta de Microorganismos Eficientes Utilizando Diferentes Métodos de Captura".

Figura 5: Chuane Barros no estande do projeto "Ampliação e Melhoramento de um Brete para Tratamento e Manejo Específico para Ovinos Puro de Origem" (Fonte: Assessoria de Imprensa 5ª CRE)

Figura 6: Organização do estande do projeto "Avaliação de forrageiras de inverno adaptadas á Canguçu RS"

Figura 7: Detalhes das sementes de forrageiras do projeto "Avaliação de forrageiras de inverno adaptadas á Canguçu RS"